Lamborghini Huracán Sterrato é o supercarro off-road que ninguém pediu
Versão off-road do superesportivo é revelada com recursos nunca antes vistos em um Lamborghini, mas sim em um Fiat Ideia Adventure
A moda dos super esportivos off-road é real. No entanto, não estamos falando de SUVs ou picapes preparadas para qualquer terreno, mas de modelos que ninguém ousaria levar para uma estradinha de chão batido. Depois de conhecermos o Porsche 911 Dakar, agora é a vez de a Lamborghini apresentar em definitivo o Huracán Sterrato.
É isso mesmo, um Huracán off-road. Ele já foi assunto aqui no Jornal do Carro quando os primeiros teasers foram revelados. Além das molduras nos para-lamas e do rack de teto dignos dos antigos modelos Adventure da Fiat, o superesportivo tem predicados que vão muito além da estética. Em primeiro lugar, o Sterrato é visivelmente mais alto que um Huracán “civil”. São 4,4 cm extras na altura em relação ao solo, além de bitolas 3 cm mais largas. As rodas são de aro 19 com pneus todo terreno de medidas 235/40 à frente e 285/40 atrás.
Um Lamborghini com inclinômetro
Por baixo, uma proteção em alumínio resguarda o assoalho de possíveis choques contra pedras, galhos, ou qualquer outro obstáculo que estiver pelo caminho. Na dianteira, o destaque vai para os faróis de longo alcance, posicionados na parte central do para-choques. Por fim, retrovisores escurecidos não ficaram de fora do pacote.
Por dentro, as semelhanças com os antigos Fiat Adventure continuam. Lembra daqueles mostradores na parte superior do painel com bússola e inclinômetros? Pois bem, no Sterrato há uma animação digital que indica os níveis de inclinação lateral e longitudinal. Além disso, uma bússola e menu com coordenadas geográficas e o ângulo de esterço da direção estão disponíveis.
Contudo, diferente de qualquer Adventure já feito na história, a motorização é digna das pistas. Assim, ele mantém o conhecido V10 5.2 litros, naturalmente aspirado, com seus 610 cv e 57 mkgf. Ele acelera de zero a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança os 260 km/h. Para evitar possíveis apuros em atoleiros, há um sistema de bloqueio do diferencial no eixo traseiro, semelhante ao antigo sistema Locker? Ok, sem mais comparações com um Idea Adventure por aqui.
Ficou interessado? Então corra! A produção começa em fevereiro do ano que vem, limitada a pelo menos 1499 unidades. Lembrando que são 350 opções de cores para a carroceria e outras 60 para o interior, que pode ter couro e Alcantara. A julgar pela excentricidade de quem é capaz de levar um Huracán para fazer uma trilha, é de fato importante que existam combinações suficientes para que nenhum Sterrato saia da fábrica igual a outro.