Lamborghini Revuelto: o primeiro superesportivo V12 híbrido HPEV

  • O novo paradigma para carros superesportivos: apresentando o primeiro Lamborghini High Performance Eletrified Vehicle com 1015 CV
  • Arquitetura revolucionária, com motor V12 naturalmente aspirado combinado com câmbio transversal de dupla embreagem e oito marchas e três motores elétricos
  • 13 modos de direção e tração nas quatro rodas também disponível no modo totalmente elétrico para uma experiência de direção absoluta
  • Aerodinâmica e design expressam a máxima sinergia entre eficiência, funcionalidade e estilo
  • Experiência totalmente imersiva para motorista e passageiro com o novo Lamborghini Infotainment System

No ano do 60º aniversário da marca, a Automobili Lamborghini apresenta o Revuelto[1], o primeiro superesportivo V12 híbrido plug-in HPEV (High Performance Electrified Vehicle). Revuelto define um novo paradigma em termos de desempenho, esportividade e prazer de dirigir com sua nova arquitetura sem precedentes; design inovador; aerodinâmica de máxima eficiência; e um novo conceito de quadro de carbono. Uma potência de 1.015 cv é fornecida pela potência combinada de um motor de combustão totalmente novo junto com três motores elétricos, juntamente com uma caixa de câmbio de dupla embreagem que faz sua estreia em um Lamborghini de 12 cilindros pela primeira vez.

O trem de força combina elementos de alta potência específica: o novo motor de combustão de 127 CV/litro funciona em sinergia com dois motores dianteiros de fluxo axial que fornecem uma excelente relação peso/potência, com um motor elétrico de fluxo radial posicionado acima da primeira dupla de oito velocidades. caixa de câmbio de embreagem estreando em um Lamborghini de 12 cilindros. Os três motores elétricos são alimentados por uma bateria de íons de lítio de alta potência específica (4.500 W/kg) que também oferece suporte a um modo de acionamento totalmente elétrico.

“O novo Revuelto é um marco na história da Lamborghini e um pilar importante em nossa estratégia de eletrificação da Direzione Cor Tauri”, disse Stephan Winkelmann, presidente e CEO da Lamborghini. É um carro único e inovador, mas ao mesmo tempo fiel ao nosso DNA: o V12 é um símbolo icônico de nossa herança e história superesportiva. A Revuelto nasceu para quebrar o padrão, combinando um novo motor de 12 cilindros com tecnologia híbrida, criando o equilíbrio perfeito entre entregar a emoção que nossos clientes desejam com a necessidade de reduzir as emissões”.

A fibra de carbono, produzida artesanalmente na fábrica de Sant’Agata Bolognese, é o principal elemento estrutural do novo carro, usado não apenas na monofuselagem e no quadro, mas também em muitos elementos da carroceria. O uso extensivo de fibra de carbono e materiais leves, combinado com a potente potência do motor, contribui para alcançar a melhor relação peso/potência da história da Lamborghini: 1,75 kg/CV.

O novo Revuelto combina esses atributos para oferecer números de desempenho no pico de seu segmento: aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos e velocidade máxima de mais de 350 km/h. Esses números combinam com seu dinamismo excepcional graças à introdução de vetorização de torque elétrico e tração nas quatro rodas disponível também no modo de direção totalmente elétrica, garantindo que o superesportivo Revuelto expresse suas qualidades amplificadas tanto na pista quanto na direção diária.

“Com o Revuelto, levamos a experiência de dirigir um Lamborghini a um nível superior”, disse Rouven Mohr, diretor técnico da Lamborghini. “Revuelto dá um passo significativo em termos de reatividade e capacidade de resposta para garantir a condução mais emotiva e natural em todos os ambientes. O Revuelto é um carro que oferece o mais alto desempenho, mas nosso objetivo desde o início foi confirmá-lo no ápice das emoções de dirigir”.

Projeto

Revuelto traz o futuro do design da Lamborghini para a estrada hoje. Ele permanece constante no DNA de design exclusivo da Lamborghini, mas estabelece uma linguagem estilística totalmente nova. Ele se conecta com os icônicos e lendários carros Lamborghini V12 do passado em toda a nova forma, enquanto as novas proporções abrem as portas para o futuro.

Enquanto Revuelto oferece um salto quântico em um design de carro totalmente novo, tanto externamente quanto internamente, a inspiração das lendas anteriores do V12 ainda é clara. A partir do protótipo do Countach de 1971 e suas proporções perfeitas desenvolvidas em uma única linha longitudinal, este carro foi responsável por criar um estilo puro e essencial contextualizado na era da Era Espacial. Ele definiu o DNA do supercarro esportivo Lamborghini V12 e introduziu um dos elementos mais característicos do Lamborghini V12: as portas de abertura vertical em tesoura, que contribuem para criar o caráter de Revuelto.

O novo carro também respeita as proporções inimitáveis ​​do Diablo e a lâmina flutuante no para-choque traseiro, enquanto a musculatura e a frente inclinada do Murciélago são evidentes.

“O Revuelto é a adrenalina tornada visível”, diz Mitja Borkert, chefe de design da Lamborghini. “O design do novo Lamborghini Revuelto abre uma porta fascinante para o futuro de nossa linguagem de design exclusiva. À primeira vista, Revuelto é um intrigante Lamborghini V12 de próxima geração, com todas as linhas abraçando o monocoque e celebrando uma visão livre para o trem de força V12 HPEV.

“A assinatura única e reconhecível da luz em forma de Y é significativa nesta nova era do nosso carro-chefe mais icônico, e o interior é um salto dramático na definição da nova direção de design da Lamborghini. Nossa filosofia de “sentir-se como um piloto” é vívida e visível em cada detalhe: o motorista e o passageiro estão profundamente integrados no design muito leve em forma de Y do painel e do console central, reproduzindo as sensações de estar em um carro de corrida, mas com um equilíbrio intuitivo perfeito entre controles digitais e físicos.”

Com o Revuelto, a Lamborghini lança uma nova Corrida Espacial, inaugurando uma linguagem de design que se adapta aos desafios impostos pela eletrificação, e pressagiando as formas e proporções dos superesportivos do futuro próximo. O design é inspirado em elementos aeroespaciais, caracterizados por superfícies esculpidas englobadas por duas linhas que começam na frente e envolvem a cabine e o motor, afinando até os escapamentos hexagonais.

Os elementos aeroespaciais se misturam harmoniosamente com uma musculatura animalesca começando na frente: a modelagem da seção nariz de tubarão do amplo capô monolítico de fibra de carbono transmite uma sensação de potência e velocidade. Isso é combinado com os grupos de faróis com luzes diurnas em forma de Y – uma característica estilística distinta do design contemporâneo da Lamborghini – emoldurados por lâminas aerodinâmicas que conectam o divisor ao próprio capô. As aletas laterais, localizadas atrás das cavas das rodas dianteiras, canalizam o fluxo de ar ao longo das laterais e das concavidades pronunciadas das portas para as entradas de ar laterais, que apresentam arestas vivas que ecoam as setas na frente.

O tejadilho combina mais altura livre com qualidades estéticas e funções aerodinâmicas específicas. O perfil rebaixado canaliza o ar para a asa traseira, mas ao mesmo tempo permite mais espaço livre na cabine tanto para o motorista quanto para o passageiro.

A traseira é uma homenagem ao híbrido V12. O motor longitudinal totalmente exposto destaca o coração mecânico do Revuelto, conectando-o visualmente ao escapamento hexagonal duplo encimado pela asa geometricamente perfilada, emoldurada por grupos de faróis com as assinaturas de luz em forma de Y.

O “Y” também é a marca registrada do design interior orientado para o motorista, influenciado pela filosofia “sinta-se como um piloto”. O interior reflete o novo design futurista do exterior: todos os aspectos do cockpit são claramente Lamborghini, combinando um equilíbrio perfeito entre uma experiência digital e física, tanto na condução diária quanto nos ambientes de pista. O centro visual da cabine abriga um perfil pronunciado de fibra de carbono, com design de “nave espacial” que envolve as saídas de ar centrais e a tela sensível ao toque vertical de 8,4”, o coração tecnológico do carro.

Com Revuelto Lamborghini inicia uma nova experiência de condução imersiva e compartilhada, onde piloto e co-piloto podem visualizar simultaneamente as mesmas informações nos displays localizados no cockpit digital de 12,3” do lado do motorista e no display de 9,1” instalado no lado do passageiro painel. Revuelto introduz a função “swipe” em um Lamborghini, permitindo que o piloto e o co-piloto movam aplicativos e informações do display central para os displays laterais com a mesma facilidade intuitiva e gestual de um smartphone. Os três ecrãs digitais não só respondem à necessidade de limpeza estilística que permitiu eliminar a maior parte dos botões físicos, como implementam novas funcionalidades que permitem ao condutor concentrar-se totalmente na condução, tal como num carro de corrida.

O volante foi inspirado no mundo das corridas e na experiência do Essenza SCV12. Os quatro rotores localizados nos raios são usados ​​para selecionar os modos de direção e o sistema de elevação do carro e a inclinação da asa traseira. O design intuitivo do cockpit e dos controles proporcionam uma sensação distinta da Lamborghini: os botões são usados ​​para ativar os indicadores de direção e o controle de lançamento, entre outras funções, enquanto permitem que o motorista mantenha uma ótima aderência ao volante o tempo todo.

O Revuelto justapõe sua personalidade como um supercarro esportivo inspirado nas pistas com um caráter projetado para a condução diária com funcionalidade excepcional. Atenção significativa foi dada nas etapas de design para garantir que a cabine seja espaçosa e prática, bem como perfeitamente equipada para passeios de pista. O design do teto oferece 26 mm a mais de espaço para a cabeça do que o Aventador Ultimae, enquanto a nova monofuselagem oferece 84 mm a mais de espaço para as pernas, deixando espaço adicional atrás dos assentos para acomodar bagagens do tamanho de uma sacola de golfe. Esse espaço se soma ao compartimento sob o capô dianteiro, que comporta dois carrinhos de cabine. Além disso, para tornar a vida a bordo ainda mais confortável, foram incluídos elementos funcionais como porta-objetos localizados sob o painel central e entre os dois assentos, além de um porta-copos embutido no painel do lado do passageiro.

Personalização

Revuelto é o modelo de produção da Lamborghini que oferece o maior potencial de personalização. De fato, 400 cores de carroceria são oferecidas juntamente com muitas outras opções de personalização à disposição do cliente, permitindo a criação de um superesportivo totalmente individual. A esportividade sustentável do Revuelto não para na especificação técnica do híbrido plug-in: todas as tintas utilizadas são à base de água e não à base de solvente.

A ‘sustentabilidade’ continua por todo o interior do carro, refletindo a atenção da empresa em evitar o desperdício que se tornou o modus operandi do universo Lamborghini. Isso inclui materiais de estofamento, cortados na ‘selleria’ da Lamborghini utilizando máquinas de última geração: isso limita o desperdício ao máximo sem afetar os processos artesanais e bordados, nos quais o ‘feito à mão’ continua como um ponto de excelência na Lamborghini.

A cabine é caracterizada pela presença de fibra de carbono visível usada no painel, nas saídas de ar hexagonais e para emoldurar o painel e as saídas centrais. O estofamento combina couros finos com o novo tecido ultraleve Corsa-Tex em microfibra Dinamica®, feito de poliéster reciclado por meio de um processo de produção à base de água. O cliente pode customizar o interior de seu carro, optando por uma mistura equilibrada de couro e Corsa-Tex, ou privilegiando um material de acordo com sua preferência, com 70 opções de cores disponíveis.

Aerodinâmica

Função e estilo compartilham uma missão singular no Lamborghini Revuelto: eficiência aerodinâmica. O novo layout do superesportivo tem requisitos de design diferentes do Aventador, o que influenciou no desenvolvimento aerodinâmico do carro. O desenvolvimento foi baseado em quatro pilares: eficiência; sinergia entre os componentes; integração entre os componentes; e projeto.

A eficiência ideal foi alcançada combinando alta força descendente e arrasto minimizado. Um dos elementos-chave dessa estratégia é a nova asa traseira ativa, criada para garantir o melhor desempenho aerodinâmico em todas as condições de direção. Por esta razão, foram desenvolvidos atuadores totalmente novos, gerenciando a carga de maneira ideal em todas as situações, graças a três configurações diferentes.

A posição da asa muda de acordo com o modo de direção e dinâmica, ou pode ser alterada manualmente pelo motorista de acordo com suas preferências usando o rotor dedicado no volante. A posição “fechada” (baixo arrasto) garante resistência mínima, por exemplo, ao dirigir em modo elétrico. Esta posição também é a mais adequada para economia de combustível. Ele melhora os valores de velocidade máxima enquanto ainda garante a estabilidade. A “posição de alto downforce”, por outro lado, maximiza o downforce ao otimizar a agilidade e o manuseio do Revuelto.

A frente do novo superdesportivo de Sant’Agata distingue-se por um divisor de fibra de carbono com bordo de ataque radial na parte central e inclinado na parte lateral, gerando vórtices que aumentam a carga frontal e desviam o ar, evitando as rodas . A área central tem um formato que canaliza o fluxo para quatro geradores de vórtice traseiros, compostos por pás estreitas e curvas posicionadas na parte inferior da carroceria, essenciais para aumentar a energia do fluxo de ar que atinge o carro na parte inferior. Isso, por sua vez, gera downforce adicional e direciona o fluxo de ar para o difusor, que nunca foi tão extremo em um V12. O difusor desempenha funções aerodinâmicas extraindo o fluxo de entrada da parte inferior através de um sistema de canalização diferenciado entre a parte central com baixa inclinação (11° vs. 7° do Aventador Ultimae) e a parte lateral com alta inclinação (15° vs. 8° do Aventador Ultimae). O difusor também desempenha uma função estrutural e de resfriamento do compartimento do motor.

Em resumo, a nova abordagem de design permitiu ao Revuelto aumentar a carga aerodinâmica dianteira em 33% e a carga traseira em 74% em comparação com o Aventador Ultimae (sob condições de carga máxima).

A sinergia entre os componentes é evidente no foco colocado no padrão de refrigeração que distingue o novo Lamborghini Revuelto. O radiador frontal gera ar quente que deve ser gerenciado da maneira correta para não prejudicar o desempenho dos radiadores laterais. As persianas voltadas para fora na grade de saída do radiador dianteiro direcionam o fluxo de ar quente para longe da roda e dos radiadores laterais, enquanto as aletas localizadas em ambos os lados do para-choque dianteiro reduzem o arrasto aerodinâmico.

Todos os elementos foram projetados e projetados para otimizar o fluxo de ar. Até os puxadores das portas desempenham uma função aerodinâmica graças ao perfil de asa em Y: uma solução que lhes permite desviar o fluxo de ar fresco que recebem do capot dianteiro para uma das aletas horizontais localizadas ao longo da lateral, dirigindo-o para o radiador.

A máxima integração entre os componentes fica evidente no padrão de resfriamento do sistema de freios, onde a aerodinâmica passa a fazer parte do sistema. O par de defletores da suspensão dianteira e a grade dentro das cavas das rodas foram projetados para melhorar não apenas o resfriamento dos freios dianteiros – os defletores extraem o ar do difusor dianteiro e o canalizam para o freio –, mas também são moldados para reduzir a resistência dentro do roda bem, limitando qualquer fenômeno de compressão enquanto aumenta a carga na frente.

Na extremidade traseira, os dois dutos NACA localizados na frente das rodas traseiras coletam o fluxo da parte inferior da carroceria e o direcionam para o duto de resfriamento do freio traseiro.

O tejadilho em fibra de carbono também desempenha um importante papel aerodinâmico com uma função estrutural que melhora o espaço interior. O design do perfil da asa com a parte central vazada direciona o ar para as entradas de ar traseiras e, consequentemente, para o inversor e o motor elétrico localizado na caixa de câmbio, enquanto os volumes laterais do teto proporcionam mais espaço para o motorista e o passageiro.

Monofusolagem

O Revuelto é baseado em um novo chassi inspirado na aeronáutica, o ‘monofuselage’. Além de monocoque inteiramente em fibra de carbono multitecnologia, possui estrutura frontal em Forged Composites; um material especial feito de fibras curtas de carbono embebidas em resina. Esta tecnologia foi desenvolvida e utilizada pela Lamborghini em suas primeiras aplicações estruturais já em 2008.

A monofuselagem representa um avanço significativo em relação ao Aventador em termos de rigidez torcional, leveza e dinâmica de direção. Além disso, o Revuelto é o primeiro superesportivo a ser equipado com uma estrutura frontal 100% fibra de carbono: a fibra de carbono também é usada nas estruturas cônicas dianteiras para garantir um nível de absorção de energia significativamente maior quando comparado a um metal tradicional estrutura – o dobro da estrutura frontal de alumínio do Aventador – combinada com uma redução substancial no peso.

Na verdade, a monofuselagem do Revuelto é 10% mais leve que o chassi do Aventador, e a estrutura frontal é 20% mais leve que seu antecessor de alumínio. A rigidez torcional também foi aprimorada com um valor de 40.000 Nm/°, +25% em comparação com o Aventador e garantindo as melhores capacidades dinâmicas da categoria.

O conceito de design subjacente ao desenvolvimento da nova monofuselagem é baseado na máxima integração entre os componentes. Isso é otimizado graças à introdução da extensa tecnologia Forged Composites, bem como ao desenvolvimento do anel oscilante monolítico. Esse uso de fibra de carbono torna o Revuelto único na área de carros superesportivos: o componente em forma de anel de elemento único é feito de CFRP (Plástico Reforçado com Fibra de Carbono) e forma a estrutura de suporte do carro. O anel oscilante envolve e conecta os elementos compostos forjados, como a banheira, o firewall frontal e o pilar A.

A tecnologia mais tradicional, mas não menos eficiente, de produção de compósitos em autoclave com material pré-impregnado foi mantida para a construção do telhado. A fibra de carbono autoclavada atende a altos requisitos técnicos, estéticos e de qualidade, complementados pela habilidade no processo manual altamente especializado, que resulta de anos de produção interna de componentes de materiais compósitos orientados para a qualidade. É uma decisão de fabricação que também oferece ao cliente a máxima versatilidade na personalização do telhado.

O chassi traseiro é feito de ligas de alumínio de alta resistência e apresenta duas importantes fundições ocas na área da cúpula traseira: elas integram as torres de choque da suspensão traseira e a suspensão do trem de força em um único componente com perfil de inércia fechado, garantindo uma redução significativa no peso, uma aumento da rigidez e redução substancial das linhas de soldagem.

O Revuelto representa um novo “ano zero” em relação ao uso da fibra de carbono na produção de automóveis, sintetizado na sigla AIM (Automação, Integração, Modularidade). ‘Automação’ refere-se à introdução de processos automatizados e digitalizados na transformação de materiais, preservando a fabricação tradicional da Lamborghini, como na disciplina de compósitos.

‘Integração’ refere-se à integração de várias funções em um único componente por meio do desenvolvimento da moldagem por compressão. Este processo utiliza polímeros pré-aquecidos para permitir a produção de componentes com uma ampla gama de comprimentos, espessuras e complexidades, garantindo uma ótima integração entre os componentes para garantir alta rigidez torcional. Finalmente, ‘Modularidade’ refere-se a tornar as tecnologias aplicadas modulares e, portanto, mais flexíveis e eficientes, para responder a todos os requisitos e características do produto.

Trem de força e layout

O carro apresenta um layout e um trem de força sem precedentes: o motor V12 de 6,5 litros naturalmente aspirado é complementado por três motores elétricos, um dos quais integrado à nova caixa de câmbio de dupla embreagem e oito marchas. Este é montado transversalmente e colocado pela primeira vez atrás do motor de combustão. No que tem sido o túnel de transmissão desde os dias do Countach, há uma bateria de íon-lítio, que alimenta os motores elétricos.

Os motores elétricos aumentam a entrega de energia em baixas rotações e também podem transformar o novo Revuelto em um carro puramente elétrico, reduzindo as emissões totais de CO2 em 30%[2] em comparação com o Aventador Ultimae.

Uma arquitetura única

Lamborghini tem sido sinônimo de motores V12 desde que a empresa foi fundada. O primeiro modelo Lamborghini a ostentar esse motor característico foi o icônico 350GT lançado em 1963. A primeira vez que um motor elétrico foi combinado com um motor de combustão interna de 12 cilindros em um Lamborghini foi em 2019 com o Sián, que usava um motor de 25 kW. motor elétrico para suportar a geração anterior do V12, armazenando a energia elétrica em um supercapacitor.

O Revuelto apresenta uma arquitetura híbrida inédita e uma nova geração de V12. O carro é lançado como o primeiro High Performance Electrified Vehicle – HPEV: um superesportivo híbrido plug-in equipado com uma bateria leve de íon-lítio de alta potência, alojada no túnel de transmissão na seção central do chassi. É uma solução inovadora, projetada para reduzir as emissões em comparação com o V12 anterior, maximizando o desempenho.

O novo motor L545 tem capacidade para 6,5 ​​litros e é o motor de 12 cilindros mais leve e potente já feito pela Lamborghini. No total pesa apenas 218 quilos: 17 quilos a menos que a unidade Aventador. O Revuelto apresenta o motor girado em 180 graus em comparação com o layout do Aventador. O superquadro V12 debita 825 CV a 9250 rotações por minuto graças ao sistema de distribuição redesenhado que suporta uma gama máxima de rotações de 9500 rpm. A potência específica é de 127 CV por litro, a maior potência na história dos motores de 12 cilindros da Lamborghini, enquanto o torque máximo é de 725 Nm a 6.750 rpm.

Os dutos de entrada de ar para os cilindros foram reprojetados para aumentar o suprimento de ar e garantir um fluxo de ar ideal na câmara de combustão. A combustão dentro do próprio motor também foi otimizada, graças à regulação da ionização na câmara com duas unidades de controle: uma solução já utilizada no Aventador e agora transferida para o novo modelo. O novo sistema de combustão também é caracterizado por uma maior taxa de compressão (12,6:1 em comparação com 11,8:1 para o Aventador Ultimae). A dinâmica dos fluidos do escapamento também foi aprimorada para reduzir a contrapressão em altas rotações e aumentar a potência específica.

Desde o início, os carros Lamborghini eram famosos por seu som emocional e inconfundível. Uma atenção especial foi dada à “trilha sonora” do novo L545 para enfatizar o tom do motor, já melodioso em baixas rotações e depois subindo para um crescendo harmonioso natural.

Tração elétrica nas quatro rodas

O Revuelto mantém uma das tradições mais fortes da Lamborghini: tração nas quatro rodas. Além do motor de combustão interna que fornece energia às rodas traseiras, um par de motores elétricos agora faz sua estreia no eixo dianteiro, cada um fornecendo tração a uma das rodas dianteiras. Há também um terceiro motor elétrico posicionado acima da caixa de dupla embreagem de oito marchas que pode fornecer energia às rodas traseiras, dependendo do modo de direção selecionado e das condições.

O binário combinado do motor de combustão e dos três motores elétricos oferece níveis de desempenho únicos mesmo no domínio dos superdesportivos, com 725 Nm produzidos pelo motor de combustão interna e 350 Nm de cada um dos motores elétricos dianteiros. No total, a unidade de potência oferece uma potência máxima combinada de 1015 CV.

Os dois motores elétricos na frente são unidades de fluxo axial refrigeradas a óleo e oferecem uma relação peso-potência excepcional: 18,5 kg de cada uma das unidades de 110 kW. Além de fornecer potência às rodas dianteiras, eles também possuem uma função de vetorização de torque, otimizando a dinâmica de direção e recuperando a energia produzida na frenagem. Quando em modo elétrico, o Revuelto tem tração dianteira apenas para otimizar o consumo de energia, enquanto a tração elétrica no eixo traseiro é ativada sob demanda quando necessário.

O Lamborghini Revuelto está equipado com uma bateria de íons de lítio de alta potência específica (4500 W/kg) situada dentro do túnel central, mantendo o centro de gravidade o mais baixo possível e garantindo uma ótima distribuição de peso. A bateria é protegida por uma camada estrutural inferior e está conectada aos motores elétricos dianteiros, ao motor elétrico traseiro e a uma unidade de recarga integrada.

A bateria tem 1550 mm de comprimento, 301 mm de altura e 240 mm de largura, contendo células tipo bolsa com uma capacidade total de 3,8 kWh. Quando a carga cai para zero, ela pode ser recarregada usando alternada doméstica comum e corrente de coluna de carga de até 7 kW de potência, e recarrega completamente em apenas 30 minutos. Também pode ser recarregado em frenagem regenerativa das rodas dianteiras ou diretamente do motor V12 em apenas seis minutos.

Entrando em marcha

A adoção de uma nova plataforma levou a decisões técnicas inovadoras envolvendo a caixa de câmbio: o centro nervoso da unidade híbrida plug-in. A adoção de uma nova plataforma trouxe decisões técnicas inovadoras envolvendo a caixa de câmbio: o centro nervoso da unidade híbrida plug-in. Para atingir seus objetivos, uma nova unidade de transmissão compacta foi desenvolvida, capaz de atender às necessidades de uma unidade de energia elétrica tão potente e, após o Revuelto, equipar a próxima geração de carros superesportivos de Sant’Agata Bolognese. A incorporação de uma dupla embraiagem húmida como a solução mais eficiente e orientada para o desempenho, garante uma gestão óptima dos 725 Nm de binário às 6750 rpm do motor de combustão interna da Revuelto.

A nova caixa de oito marchas está posicionada transversalmente atrás do motor V12 longitudinal, para deixar espaço no túnel para a bateria de íon-lítio que alimenta os motores elétricos. É uma solução técnica única no mundo dos carros de alto desempenho e coloca a Lamborghini mais uma vez na vanguarda da engenharia automotiva. O layout ajuda a manter a distância entre eixos do carro contida e suporta uma distribuição de peso eficaz para a melhor dinâmica de direção.

Nos 60 anos de história da Lamborghini, apenas dois outros carros V12 foram equipados com caixa de câmbio traseira transversal: o revolucionário Miura lançado em 1966, que também adotou um layout de motor transversal central traseiro; e o Essenza SCV12, um hipercarro focado nas pistas com motor longitudinal e caixa de câmbio transversal de suporte de carga.

A estrutura interna da nova caixa de câmbio possui dois eixos distintos, ao contrário dos três habituais. Um gerencia as engrenagens pares, o outro gerencia os números ímpares. Ambos envolvem o mesmo rotor. Esse layout ajuda a manter baixo o peso geral e, ao mesmo tempo, economiza espaço.

O desenvolvimento de uma Transmissão de Dupla Embreagem (DCT) de oito marchas vem do desejo de criar uma unidade que forneça tudo o que é necessário para uma direção esportiva, como mudanças rápidas de marcha, enquanto a inclusão de uma oitava relação ajuda a otimizar o consumo de combustível e a dirigibilidade durante o cruzeiro.

Uma característica particular é a ‘redução contínua’, que reduz várias marchas durante a frenagem simplesmente pressionando o remo esquerdo, dando ao motorista a sensação de controle total.

Deixando de lado os componentes elétricos, a nova caixa de câmbio DCT é mais leve e mais rápida em termos de velocidade de troca em comparação com a unidade de dupla embreagem de sete velocidades que é usada na linha Huracán. O layout transversal também permitiu um interior de cabine mais espaçoso, criando mais espaço atrás do motorista e do passageiro para melhorar o conforto.

A caixa de câmbio de dupla embreagem é extremamente compacta; apenas 560 mm de comprimento, 750 mm de largura e 580 mm de altura. O peso total é de apenas 193 kg, que inclui um novo componente fundamental para a arquitetura híbrida do carro: o motor elétrico traseiro, com potência máxima de 110 kW e torque máximo de 150 Nm.

Localizado acima da caixa de câmbio, esse motor elétrico funciona como motor de partida e gerador, além de fornecer energia aos motores elétricos dianteiros por meio da bateria no túnel de transmissão. No modo totalmente elétrico, também pode fornecer energia às rodas traseiras que, além dos e-motores que acionam as rodas dianteiras, permitem a tração elétrica nas quatro rodas. O funcionamento do sistema depende do modo de condução acionado, graças a um mecanismo de desacoplamento com um sincronizador dedicado que permite a conexão com a caixa de câmbio de dupla embreagem. Quando está fornecendo energia adicional ao motor de combustão interna V12, o motor elétrico fica na posição P3, separado da caixa de câmbio, enquanto se move para a posição P2 para recarregar a bateria em baixas rotações e quando estacionado, servindo também como motor de partida.

Na posição P3, o Revuelto pode se tornar um carro elétrico de tração nas quatro rodas, dependendo do modo de direção selecionado, continuando a tradição de tração nas quatro rodas da Lamborghini mesmo no modo elétrico.

A marcha à ré é fornecida pelos dois motores elétricos dianteiros, embora se for necessário impulso extra, o motor elétrico traseiro também pode entrar em ação, o que ativa o eixo traseiro e as rodas. Como resultado, o Revuelto pode conduzir as quatro rodas em modo elétrico, mesmo em marcha-atrás em condições de baixa aderência.

Experiência de condução absoluta

O Revuelto foi projetado e desenvolvido para oferecer emoção e controle absolutos em todas as situações e em todas as condições de aderência, proporcionando ao motorista um nível de confiança e conexão com o carro nunca antes experimentado.

As inovações que colocam o Revuelto no ápice de sua categoria incluem a arquitetura e o equilíbrio do carro; a abordagem de ponta para o chassi e o design aerodinâmico; e o novo trem de força híbrido que permite maximizar o suporte do motor elétrico e introduzir novos modos de direção, incluindo 4WD elétrico, para um total de 13 experiências de direção diferentes.

O carro apresenta um layout inédito: um motor central V12 naturalmente aspirado de 6,5 litros, três motores elétricos, dois dos quais localizados no eixo dianteiro e um integrado à nova transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades, disposta para o primeira vez atrás do motor de combustão e transversalmente ao V12. O túnel, espaço tradicionalmente reservado para a caixa de câmbio desde a época do Countach, agora abriga uma nova bateria de íons de lítio com alta potência específica que aciona os motores elétricos.

A nova arquitetura permite uma ótima distribuição de peso (44% na dianteira e 56% na traseira), aproximando-os do centro de gravidade e otimizando o comprimento do entre-eixos, resultando em um equilíbrio perfeito que torna o Revuelto extremamente ágil e eficaz tanto na estrada como nas curvas de um circuito. Esta capacidade também é reforçada pelo aumento da rigidez das barras estabilizadoras (+11% na frente e +50% na traseira) e pela relação de direção reduzida (-10% em comparação com o Aventador Ultimae): uma abordagem já testado com sucesso no Huracán STO[3]. As capacidades do Revuelto são complementadas pelo sistema de direção nas quatro rodas, que contribui significativamente para a sensação de um carro ágil, responsivo e compacto, mas ao mesmo tempo estável e preciso, e pelos pneus Bridgestone Potenza Sport especialmente desenvolvidos com um design mais pegada frontal generosa (+4% em comparação com o Aventador Ultimae).

Graças ao e-axle, com o Revuelto Lamborghini introduz a vetorização de torque elétrico pela primeira vez em sua história e inaugura o sistema Lamborghini Dinamica Veicolo 2.0. A vetorização de torque elétrico aumenta a agilidade do carro em curvas estreitas, bem como sua estabilidade em curvas de alta velocidade, distribuindo o torque de maneira ideal para cada roda e trabalhando em sinergia com o sistema de direção nas quatro rodas. Além disso, ao contrário dos sistemas convencionais, a nova vetorização de torque intervém nos freios apenas quando estritamente necessário, para maximizar a eficiência e garantir um estilo de direção mais natural, bem como um nível de desempenho ainda maior. Ao frear, o eixo elétrico e o motor elétrico traseiro contribuem para a desaceleração, reduzindo o estresse nos freios enquanto recarregam a bateria.

O chassi também contribui substancialmente para a dinâmica do veículo. O Revuelto é o primeiro Lamborghini a ser equipado com a nova monofuselagem inspirada na aviação, uma estrutura de fibra de carbono integral ultraleve (pesando 10% menos que o chassi do Aventador) que combina alto desempenho na absorção de energia com maior rigidez torcional (+25% em comparação com o Aventador), tornando o Revuelto excepcionalmente estável e contribuindo para a sensação geral de compacidade e capacidade de resposta do carro.

A aerodinâmica ativa desempenha um papel essencial, alcançando novos níveis de eficiência e downforce: +61% e +66%, respectivamente, em situações de alta carga em comparação com o Aventador Ultimae, especialmente graças ao divisor dianteiro e ao design do teto que canaliza o fluxo de ar para a asa traseira de alta eficiência. A aerodinâmica trabalha em sinergia com a suspensão fúrcula semiativa, controlada pelo sistema Lamborghini Vertical Control projetado especificamente para o Revuelto, que gerencia eletronicamente as trocas de força vertical, como transferências repentinas de carga durante a condução em pista, adaptando a suspensão e o comportamento da asa traseira em condições reais tempo.

Para responder às situações de maior desempenho, o sistema de travagem e o sistema de arrefecimento dos travões também foram redesenhados. O carro possui CCB Plus de última geração (Carbon Ceramic Brakes Plus). As pinças dianteiras com dez pistões em vez de seis, são combinadas com discos de 410x38mm (no lugar dos anteriores 400x38mm do Aventador Ultimae); na traseira estão pinças de 4 pistões e discos de 390x32mm (no lugar dos anteriores 380x38mm). Os discos são revestidos por uma camada de fricção para melhor desempenho, gerenciamento térmico e conforto acústico nas frenagens.

A aerodinâmica contribui para a eficiência do sistema, já que o par de faixas da suspensão dianteira e a grade dentro das cavas das rodas foram projetadas para melhorar não apenas o resfriamento dos freios dianteiros – os defletores puxam o ar do difusor dianteiro e o canalizam para o freio – mas eles são moldados para reduzir a resistência dentro do poço da roda, limitando qualquer fenômeno de compressão, enquanto aumentam a carga na frente. Além disso, os dois dutos NACA localizados na frente das rodas traseiras coletam o fluxo da parte inferior da carroceria e o direcionam para o duto de resfriamento do freio traseiro.

Estreando junto com o sistema híbrido, estão três novos modos de condução dedicados: Recharge, Hybrid e Performance, a serem combinados com os modos Città (City), Strada, Sport e Corsa, selecionáveis ​​através dos dois rotores localizados no volante redesenhado, para um total de 13 configurações dinâmicas que destacam as diferentes personalidades e potencial do Revuelto, dependendo da situação e do tipo de estrada, ou pista, em que é conduzido.

Città, por exemplo, é o modo de condução concebido para a condução quotidiana nos centros urbanos, também com emissões zero; se a bateria de íons de lítio que alimenta os motores elétricos precisar ser recarregada e não houver estações de carregamento disponíveis, o V12 intervém para recarregá-la totalmente (modo Recharge) em apenas alguns minutos. Isso permite, por exemplo, acessar os centros históricos das cidades com restrições de emissão no modo elétrico. O sistema de suspensão, controle de tração e caixa de câmbio proporcionam o máximo conforto, assim como o arrasto aerodinâmico reduzido torna o Città o modo mais econômico com potência máxima limitada a 180 CV.

O modo Strada é perfeitamente adequado para a condução dinâmica do dia a dia e viagens longas, combinando conforto elevado com esportividade elevada, expressando até 886 CV de potência. O V12 está sempre ativo, garantindo também um estado constante de recarga da bateria que é otimizada e levada ao máximo no modo Recharge. O eixo dianteiro suporta a vetorização de torque e a aerodinâmica ativa trabalha para fornecer estabilidade máxima em altas velocidades, por exemplo, na estrada.

A seleção do modo Sport muda a personalidade do Revuelto, e o comportamento do carro é definido para oferecer uma experiência de condução emocionante com uma direção divertida e responsiva em cada um dos três modos combináveis: Recharge, Hybrid e Performance. O motor de combustão, auxiliado pelo sistema híbrido, está ativo nas três situações, entregando uma potência máxima de 907 CV com o som do V12 expresso em seus timbres mais contundentes. A caixa de câmbio reage com máxima capacidade de resposta, enquanto a suspensão e a aerodinâmica aumentam a agilidade do carro e o prazer de dirigir nas curvas.

O auge do dinamismo e da potência, tanto em termos de desempenho quanto de som, é alcançado no Corsa, o modo de direção projetado para destacar as capacidades dinâmicas do Revuelto na pista. No modo Performance, o trem de força expressa o pico de seu potencial ao fornecer 1015 CV, e o controle do sistema híbrido é calibrado para tirar o máximo proveito do eixo elétrico em termos de vetorização de torque e tração nas quatro rodas, para um condução ultra-desportiva mas acessível. No modo Corsa Recharge, é possível priorizar a bateria, maximizando sua recarga. Para motoristas experientes, também é possível desabilitar o ESC para experimentar a potência máxima disponível sem controles ativos e sentir a emoção de uma partida parada com potência máxima graças à função “controle de lançamento”, que pode ser ativada pressionando o botão localizado no centro do rotor esquerdo.

pneus

O parceiro de pneus da Lamborghini para Revuelto é a Bridgestone, que desenvolveu pneus Potenza Sport sob medida para aprimorar as capacidades esportivas e de alta velocidade do novo carro.

Os pneus premium de alto desempenho Potenza Sport estão disponíveis como montagem mista com 265/35 ZRF20 no eixo dianteiro e 345/30 ZRF21 no eixo traseiro, bem como com 265/30 ZRF21 na frente e 355/25 ZRF22 no traseiro, ambos com tecnologia run-flat. Essa tecnologia ajuda os motoristas a continuar dirigindo com segurança mesmo após um furo; por pelo menos 80 km a 80 km/h com pressão de 0 bar para maior tranquilidade dos motoristas.

Também foi projetada uma combinação de desempenho, que apresenta 265/35 ZR20 no eixo dianteiro e 345/30 ZR21 Potenza Sport traseiro (versão tubeless). As soluções run-flat e tubeless oferecem excelente desempenho em alta velocidade, excelente precisão e resposta de direção e aderência excepcional em superfícies secas e molhadas.

Para atender a todas as necessidades dos motoristas do Revuelto, os pneus Bridgestone Blizzak LM005 de design personalizado são uma opção para uso no inverno, proporcionando excelente aderência na neve, juntamente com direção responsiva e precisão em superfícies secas e molhadas.

Os pneus Bridgestone foram projetados usando a inovadora tecnologia Virtual Tire Development da Bridgestone, reduzindo matérias-primas e emissões durante o desenvolvimento.

IHM, Infoentretenimento, Conectividade e ADAS

O Revuelto oferece um sistema de Interface Homem-Máquina (HMI) completamente novo, composto por três monitores: um painel de instrumentos de 12,3′, visor central de 8,4′ e, além disso, um visor de 9,1′. O sistema tem uma nova aparência, com gráficos 3D, animações, widgets e estilo. Os três monitores são gerenciados por um ‘cérebro’ tecnológico dentro de um design unificado, garantindo uma interface de usuário consistente em termos de cores e gráficos, bem como uma interação coerente em todos os monitores.

O novo sistema de infoentretenimento Revuelto oferece novas funções que permitem personalização e customização para criar uma experiência Lamborghini autêntica e imersiva. Em particular, ao deslizar com dois dedos, o proprietário pode mover o conteúdo do infoentretenimento para o painel de instrumentos ou para o visor do passageiro. Usando um gesto semelhante, o proprietário pode memorizar os recursos favoritos para que estejam a apenas um toque de distância.

O novo design do volante é inspirado na interação com o volante de um carro de corrida Squadra Corse, proporcionando a sensação de um piloto. Os controles adicionados permitem que todos os comandos de dinâmica e multimídia do veículo estejam confortavelmente ao seu alcance. O Revuelto permite que o passageiro desfrute das sensações de um co-piloto, graças às informações dinâmicas de direção disponíveis no visor dedicado ao passageiro.

O sistema de navegação foi totalmente redesenhado e desenvolvido, utilizando mapas baixados em tempo real para garantir que estejam sempre atualizados para as áreas solicitadas. O cálculo da rota e o mecanismo de pesquisa agora são significativamente mais rápidos usando servidores online. A navegação também incorpora informações de tráfego em tempo real, clima e outras informações integradas, como um banco on-line de pontos de interesse atualizados continuamente, incluindo vagas de estacionamento, postos de gasolina e disponibilidade de pontos de recarga. Além dos locais, outras informações, como horário de funcionamento, preços e detalhes de uso, são exibidas quando disponíveis.

O Amazon Alexa permite acesso às funções de controle do veículo, como clima, navegação e mídia por meio de comandos de voz. Eles vêm além das funções padrão do Alexa relacionadas ao entretenimento e ao controle de dispositivos domésticos inteligentes. Alexa para Lamborghini Revuelto também integra a funcionalidade What3Words que, em conjunto com o sistema de navegação embutido, permite dirigir para qualquer lugar do mundo, mesmo que não tenha um endereço específico.

Lamborghini Revuelto apresenta um sistema de entretenimento renovado, com um novo design original. O novo sistema de rádio online tem milhares de estações disponíveis, com função de busca baseada em popularidade, gênero e país. O SiriusXM 360L (para o mercado dos EUA) é uma atualização significativa em comparação com o SiriusXM anterior e agora oferece conteúdo significativamente mais conectado, incluindo shows, esportes, podcasts, Pandora e Xtra.

O sistema de infoentretenimento conectado Lamborghini Revuelto pode evoluir com o tempo. Com o sistema integrado de atualização de software Over-the-Air, o veículo receberá atualizações para fornecer mais conteúdo. O sistema aprimorado oferece suporte à atualização de funcionalidade não apenas da tela de infoentretenimento, mas também do painel de instrumentos e da tela do passageiro.

O Lamborghini Revuelto está conectado a um número crescente de aplicativos extras, que o proprietário pode selecionar para customizar e personalizar sua experiência com o veículo. Com a segurança dos clientes sempre em primeiro lugar, a Lamborghini Revuelto integra chamadas de emergência e assistência na estrada. O sistema reage proativamente em caso de avaria para permitir que o cliente receba ajuda. O sistema de rastreamento de veículos Lamborghini Connect é capaz de detectar o uso não autorizado do carro e não apenas notificar o proprietário, mas também se comunicar com um centro operacional de segurança 24 horas que ajudará os clientes na recuperação do veículo. Lamborghini Revuelto tem suporte mundial que incorpora mais de 30 idiomas para garantir uma experiência de localização altamente precisa.

A interação com o Lamborghini Revuelto continua mesmo depois que o motor é desligado. Usando o aplicativo móvel Lamborghini Unica, o proprietário pode monitorar constantemente o status do carro, incluindo nível de combustível, carga da bateria, autonomia elétrica e sua posição exata quando estacionado. O aplicativo Unica permite ainda uma série de operações remotas, como travar e destravar portas, acionar a buzina ou acionar os faróis do carro, algumas funções disponíveis também no Apple Watch. O proprietário está no controle de seu carro mesmo quando conduzido por outro. Parâmetros de velocidade máxima podem ser definidos, limites horários e de uso via geolocalização: se o carro ultrapassar uma velocidade definida, ultrapassar os limites de uma área definida ou for usado além de um determinado horário, o proprietário é avisado pelo aplicativo.

A Lamborghini Revuelto oferece segurança máxima para seus clientes. Os dados geridos pelo veículo são protegidos pela aplicação de normas de cibersegurança e regras de proteção de dados. O cliente sempre pode controlar se e quais dados são processados ​​conforme estabelecido pela lei aplicável, uma vez que o carro foi projetado em aplicação de privacidade desde a abordagem de design.

Revuelto vê a Lamborghini implementando pela primeira vez um ADAS (Advanced Driver Assistance System) completo, que inclui funções avançadas para melhorar a segurança e a condução diária, graças a um sofisticado sistema de câmeras, radares e sensores. O pacote inclui o Active Lane Departure Warning (ALDW), que monitora as marcações da faixa e corrige a direção se o motorista cruzar inadvertidamente a linha da faixa. Além disso, o Lane Change Warning (LCW) monitora os pontos cegos e avisa o motorista sobre qualquer perigo antes de mudar de faixa. O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) regula a velocidade do carro e sua distância do veículo à frente, acelerando ou freando de forma autônoma.

Para tornar as manobras mais fáceis e seguras, o Revuelto está equipado com Rear Cross Traffic Alert (RCTA). Na marcha-atrás, o dispositivo avisa o condutor se existem obstáculos a cruzar atrás e trava em caso de colisão iminente. Além disso, o sistema de câmera permite que as funções de visão traseira e visão superior sejam exibidas no painel: o motorista pode não apenas ver a visão traseira, mas também uma visão geral virtual do carro visto de cima.

Os faróis fornecem farol baixo Auto Adaptive com função de curva para melhorar a visibilidade em todas as condições de condução e durante as manobras. Os máximos estão equipados com uma função matriz antiencandeamento (dependendo do mercado) que controla automaticamente setores independentes, permitindo uma experiência de condução mais precisa e confortável: além disso, também oferecem uma função boost adicional para atingir uma profundidade de luz de cerca de 400m.

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