O novo Porsche 911 Dakar

A Porsche apresenta um modelo extraordinário no Los Angeles Auto Show: o 911 Dakar. Esta nova variante do carro esportivo é tão confortável na estrada quanto fora dela.

Limitado a 2.500 unidades de produção, o veículo único não apenas demonstra as amplas capacidades do 911, mas também evoca a primeira vitória absoluta da Porsche no Rally Paris-Dakar em 1984, um resultado importante que marcou o nascimento da tração nas quatro rodas no Porsche. 911. Em homenagem ao icônico modelo vencedor, a nova variante do Dakar oferece um pacote de design opcional com elementos diferenciadores.

O primeiro detalhe característico do Porsche 911 Dakar é a distância ao solo, 50 milímetros maior que a de um 911 Carrera com suspensão esportiva e que, graças à função padrão que eleva o chassi do carro, pode ser aumentada em 30 mm adicionais. . nas extremidades dianteira e traseira. O sistema de elevação não é projetado simplesmente para superar obstáculos em baixa velocidade, mas para dirigir em situações difíceis. Quando a suspensão está na posição mais alta, ela permite off-road em velocidades de até 170 km/h. Acima dessa velocidade, o carro volta automaticamente ao seu nível normal.

Como complemento aos atributos esportivos de caráter off-road, conta com pneus Pirelli Scorpion All Terrain Plus (medida 245/45 ZR 19 na dianteira e 295/40 ZR 20 na traseira), desenvolvidos especificamente para esta modelo. A banda de rodagem grossa dos pneus tem profundidade de nove milímetros e tanto as paredes laterais quanto os cabos de reforço vêm em duas camadas. Isso torna as rodas do 911 Dakar perfeitamente adaptadas aos terrenos mais difíceis e até mesmo resistentes a cortes. Os pneus offroad fazem parte do equipamento padrão e oferecem comportamento esportivo tanto em estradas de terra quanto no asfalto. Os pneus Pirelli P Zero, nas variantes de verão e inverno, estão disponíveis como opção e também apresentam um design de duas camadas.

Potência em todas as superfícies
O motor de seis cilindros biturbo de três litros, com 480 cv (353 kW) e um torque máximo de 570 Nm, oferece excelente desempenho acompanhado por um forte som boxer. Com esse motor, o novo esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos; Devido aos pneus off-road, a velocidade máxima é limitada a 240 km/h.

De série, esse motor é acoplado à caixa de câmbio PDK de oito marchas e à tração integral Porsche. O equipamento padrão também inclui a direção do eixo traseiro, os suportes do motor do 911 GT3 e o sistema Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) que limita o rolamento do chassi. A interação de todos os componentes permite que o 911 Dakar seja tão dinâmico no asfalto de Nürburgring quanto na areia e superfícies escorregadias. Seu desempenho off-road superior também se deve em parte a dois novos modos de direção que podem ser selecionados por meio do controle giratório do volante. No modo Rallye, o percentual de tração no eixo traseiro é maior para rodar com eficiência em superfícies escorregadias; O modo offroad eleva automaticamente o corpo ao máximo e alcança a melhor tração na areia e em terrenos acidentados. Ambos os modos de condução também apresentam o novo Rallye Launch Control, que atinge uma aceleração impressionante em superfícies de baixa aderência e permite o deslizamento da roda em torno de 20%.

Com bagageiro opcional ou barraca de teto disponível
Outras características que identificam o 911 Dakar são o recém-desenvolvido spoiler traseiro leve feito de polímero reforçado com fibra de carbono (CFRP) e a tampa dianteira do porta-malas, também feita de CFRP e com impressionantes saídas de ar integradas que são uma herança do 911. GT3. Complementando a aparência off-road, há vários itens padrão, incluindo barras de reboque de alumínio vermelho na frente e atrás, para-lamas alargados e placas antiderrapantes de aço inoxidável ao redor do perímetro do carro. As entradas de ar laterais da dianteira redesenhada são protegidas contra lascas de pedras por grades de aço inoxidável.

O teto do Porsche 911 Dakar possui uma tomada de 12 volts para os faróis do porta-malas opcional. Com um peso admissível de 42 quilos, este sistema permite transportar sem problemas os objetos típicos de um rali; por exemplo, tambores de combustível e água, pás dobráveis ​​ou placas de tração. Uma tenda na cobertura também está disponível opcionalmente.

Por dentro, o 911 Dakar enfatiza a esportividade, com bancos concha de série. Para reduzir o peso, os bancos traseiros foram removidos e vidros leves e uma bateria mais leve foram instalados. Com tudo isso, a versão Dakar do 911 pesa 1.605 quilos, apenas 10 quilos a mais que o 911 Carrera GTS com câmbio PDK.

Um elemento distintivo do interior do 911 Dakar são as superfícies estofadas em Race Tex de série com pespontos acentuados em Verde Shade, uma cor que também está disponível exclusivamente para o exterior metálico deste modelo. O pacote Rallye Sport com gaiola de proteção, cintos de segurança de seis pontos e extintor de incêndio está disponível opcionalmente.

Pacote de estilo Rallye, inspirado no vencedor do Paris-Dakar de 1984
A base deste pacote opcional é o acabamento bicolor Branco/Azul Genciana metálico. Esta é a primeira vez que a Porsche implementa a combinação de pintura em dois tons e películas decorativas em um modelo de produção em série. Para a lateral do veículo, o cliente pode escolher um número de corrida individual entre 1 e 999.

Além das listras vermelhas e douradas, o 911 Dakar com Rallye Design Package apresenta o logotipo ‘Roughroads’ nas portas. O termo é uma marca registrada e reflete o conceito do 911 Dakar e sua adequação para a condução off-road. Rodas pintadas de branco e uma faixa de luz traseira vermelha, em contraste com o veículo padrão, completam o visual diferenciado. Outros destaques do interior incluem Race Tex e superfícies de couro, bem como cintos de segurança e detalhes em Shark Blue.

Cronógrafos Porsche Design
Os clientes do 911 Dakar podem solicitar exclusivamente os relógios Chronograph 1 – 911 Dakar e Chronograph 1 – 911 Dakar Rallye Design Edition, ambos da Porsche Design, para combinar com seu carro. Pela primeira vez, a caixa do cronógrafo é feita de carboneto de titânio leve, particularmente resistente a arranhões.

Os clientes interessados ​​já podem fazer seus pedidos do novo Porsche 911 Dakar. Para equipamentos e preços específicos, entre em contato com o Centro Porsche mais próximo.

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