Novo VW Polo leva 3 estrelas em teste de segurança; Toyota Corolla ganha nota máxima

Confira os resultados da nova bateria de testes do Latin NCap

Latin NCap, entidade independente que realiza testes de colisão nos veículos vendidos no continente, divulgou nesta quinta-feira (1) os resultados das provas realizadas com o Toyota Corolla, que recebeu nota máxima de cinco estrelas, e com o Volkswagen Polo 2023, que obteve três estrelas.

Toyota Corolla

O Corolla, produzido em Indaiatuba (SP), que oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série desde 2017, atingiu 83,31% de segurança em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança. O sedã foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.

Segundo a entidade, o impacto frontal mostrou proteção marginal a boa para adultos. A estrutura foi estável e a área dos pés instável. O impacto lateral apresentou boa proteção e o impacto lateral de poste apresentou proteção marginal a boa.

No teste de chicotada cervical (whiplash) a proteção foi marginal. No ocupante criança, o modelo apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação máxima na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Na proteção de pedestres o veículo apresentou níveis de proteção adequados e boa na maioria das áreas.

Volkswagen Polo 2023

O Volkswagen Polo 2023, produzido em São Bernardo do Campo, alcançou 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.

No impacto frontal, o hatch apresentou boa proteção para cabeça, tórax e pescoço do adulto. A estrutura e a área da área dos pés foram consideradas estáveis. O impacto lateral e o impacto lateral do poste apresentaram proteção adequada a boa. No teste de chicotada cervical (whiplash), a proteção foi boa.

O ocupante criança apresentou proteção total nos testes dinâmicos, a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) apresentou nota baixa, pois o botão de desativação do airbag não é de série. A proteção do pedestre apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna teve proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna.

Equipado de série com quatro airbags — dois frontais obrigatórios e dois laterais — e controle eletrônico de estabilidade, o Polo foi prejudicado, segundo Latin NCAP, pela falta de tecnologias de assistência à condução (ADAS) e dos airbags de cortina.

“Embora o desempenho de três estrelas do Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Vale ressalta que o modelo também foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *