Novo VW Polo leva 3 estrelas em teste de segurança; Toyota Corolla ganha nota máxima
Confira os resultados da nova bateria de testes do Latin NCap
O Latin NCap, entidade independente que realiza testes de colisão nos veículos vendidos no continente, divulgou nesta quinta-feira (1) os resultados das provas realizadas com o Toyota Corolla, que recebeu nota máxima de cinco estrelas, e com o Volkswagen Polo 2023, que obteve três estrelas.
Toyota Corolla
O Corolla, produzido em Indaiatuba (SP), que oferece sete airbags e controle eletrônico de estabilidade como equipamento de série desde 2017, atingiu 83,31% de segurança em ocupante adulto, 91,84% em ocupante infantil, 59,72% em proteção para pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 81,57% em assistência à segurança. O sedã foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.
Segundo a entidade, o impacto frontal mostrou proteção marginal a boa para adultos. A estrutura foi estável e a área dos pés instável. O impacto lateral apresentou boa proteção e o impacto lateral de poste apresentou proteção marginal a boa.
No teste de chicotada cervical (whiplash) a proteção foi marginal. No ocupante criança, o modelo apresentou proteção total nos testes dinâmicos e pontuação máxima na instalação de Sistemas de Retenção Infantil (SRI). Na proteção de pedestres o veículo apresentou níveis de proteção adequados e boa na maioria das áreas.
Volkswagen Polo 2023
O Volkswagen Polo 2023, produzido em São Bernardo do Campo, alcançou 73,21% em ocupante adulto, 71,33% em ocupante infantil, 51,41% em proteção de pedestres e usuários vulneráveis das estradas e 58,14% em assistência à segurança.
No impacto frontal, o hatch apresentou boa proteção para cabeça, tórax e pescoço do adulto. A estrutura e a área da área dos pés foram consideradas estáveis. O impacto lateral e o impacto lateral do poste apresentaram proteção adequada a boa. No teste de chicotada cervical (whiplash), a proteção foi boa.
O ocupante criança apresentou proteção total nos testes dinâmicos, a instalação dos Sistemas de Retenção Infantil (SRI) apresentou nota baixa, pois o botão de desativação do airbag não é de série. A proteção do pedestre apresentou níveis de proteção marginais e boa na maioria das áreas. A parte superior da perna teve proteção marginal; e boa proteção para a parte inferior da perna.
Equipado de série com quatro airbags — dois frontais obrigatórios e dois laterais — e controle eletrônico de estabilidade, o Polo foi prejudicado, segundo Latin NCAP, pela falta de tecnologias de assistência à condução (ADAS) e dos airbags de cortina.
“Embora o desempenho de três estrelas do Polo signifique que é um veículo razoavelmente seguro, o Latin NCAP acredita que um modelo tão popular deve visar cinco estrelas, especialmente através da substituição dos airbags laterais de cabeça e tórax por airbags de cortina e airbags laterais para o corpo e a incorporação de tecnologias ADAS”, afirma Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.
Vale ressalta que o modelo também foi avaliado por decisão voluntária do fabricante.