|

O Porsche 911 Dakar completa seu programa de testes em cascalho, areia e neve

A Porsche apresentará uma variante muito especial do icônico 911 no Salão do Automóvel de Los Angeles em 16 de novembro de 2022 (19:00 hora local). Este é o novo 911 Dakar, o primeiro carro esportivo de duas portas a oferecer excepcionais capacidades off-road.
O nome do modelo é uma homenagem à primeira vitória absoluta da Porsche no Rally Paris-Dakar, alcançada em 1984 com um 911 modificado que, pela primeira vez, tinha tração nas quatro rodas.

Mais de 10.000 quilômetros de testes off-road


O gerente de projeto Achim Lamparter e sua equipe de engenheiros de desenvolvimento não se limitaram a testes intensivos do carro nas pistas off-road de Weissach. De fato, o 911 Dakar passou por todos os tipos de testes em várias partes do mundo e em condições extremas, com mais de meio milhão de quilômetros percorridos, incluindo mais de 10.000 off-road. Por exemplo, o circuito de testes Château Lastours no sul da França foi usado para testar a resposta do carro em estradas típicas de rally e para ajustar a suspensão. Vários testes também foram realizados com o Porsche 911 Dakar em superfícies escorregadias.
Romain Dumas, Motorista Porsche Works, Protótipo 911 Dakar, 2022, Porsche AG
“Todas as equipes do Dakar vêm aqui para testar seus carros na Europa antes do rali”, disse o piloto da Porsche Romain Dumas. A princípio, o francês ficou intrigado com a tarefa de dirigir um novo 911 no Château Lastours. Mas o espanto logo deu lugar à admiração pelo desempenho animado do Dakar em estradas de terra. Mesmo saltar não foi um problema para o chassi, graças ao seu design robusto e maior distância ao solo. Da mesma forma, o 911 Dakar se portava com facilidade em derrapagens. “Eu sabia o que um 911 pode fazer na estrada, mas fiquei absolutamente impressionado com o desempenho do carro neste terreno”, disse Dumas.

Walter Röhrl impressionado com comportamento na neve e gelo


O bicampeão mundial de rali Walter Röhrl não resistiu à oportunidade de testar o 911 Dakar no extenso campo de provas de Arjeplog, no norte da Suécia. A espessa camada de gelo nos lagos oferece aos pilotos da Porsche a base ideal para dirigir em uma superfície de neve com uma densidade de cerca de 90%”.

Com o baixo coeficiente de atrito na neve, era tudo uma questão de tração e precisão de direção. Mesmo fora de estrada, um Porsche 911 deve proporcionar uma boa sensação de direção. O embaixador da Porsche, Walter Röhrl, estava entusiasmado: “O carro é incrivelmente divertido de dirigir”, disse ele. “Tudo funciona com precisão e sem problemas. Nenhum cliente da Porsche acreditará em tudo o que pode ser feito com este veículo antes de dirigi-lo”.

Programa intensivo de testes em desertos rochosos e arenosos
O novo 911 Dakar também teve que provar suas habilidades em dunas de areia rápidas e dunas altas. Em Dubai e Marrocos, os pilotos de teste levaram o esportivo off-road ao limite por dunas íngremes de 50 metros em temperaturas de até 45 graus Celsius.

Com o baixo coeficiente de atrito na neve, era tudo uma questão de tração e precisão de direção. Mesmo fora de estrada, um Porsche 911 deve proporcionar uma boa sensação de direção. O embaixador da Porsche, Walter Röhrl, estava entusiasmado: “O carro é incrivelmente divertido de dirigir”, disse ele. “Tudo funciona com precisão e sem problemas. Nenhum cliente da Porsche acreditará em tudo o que pode ser feito com este veículo antes de dirigi-lo”.

Programa intensivo de testes em desertos rochosos e arenosos


“O 911 Dakar tem tido um desempenho impressionante, mesmo no deserto”, disse Frank Moser, vice-presidente das linhas 911 e 718. “Especialmente aqui, o 911 Dakar pode aproveitar ao máximo suas vantagens conceituais: a combinação de baixo peso , maior distância ao solo, um potente motor montado na traseira e uma curta distância entre eixos proporcionam uma experiência de condução emocionante. Eu mesmo pude experimentá-lo nos testes que fizemos no Saara.”

Bergmeister e Kern, surpreendidos pelo dinamismo em todas as superfícies


O embaixador da Porsche, Jörg Bergmeister, também testou o 911 Dakar na fase de desenvolvimento do carro e ficou impressionado com a dinâmica deste carro esportivo incomumente alto, tanto em superfícies escorregadias quanto no asfalto: “Não pensei que um veículo com tal terreno pneus de folga e off-road poderiam se comportar como um Porsche 911 no asfalto”, disse ele. O piloto de desenvolvimento Lars Kern também ficou surpreso durante os testes finais de afinação: “No começo não ousei levar o carro ao limite, mas estou muito satisfeito com seu comportamento em superfícies escorregadias. Até o ABS é otimizado para frenagem no solo. A tração oferecida pelos pneus off road é incrível. É uma verdadeira explosão de dirigir.”

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *