|

Estreia mundial do novo Prius no Japão

O Prius passa por uma reformulação completa, com estilo totalmente refinado e desempenho de direção entregues em um pacote colorido e emocionante

  • O Prius evoluiu sob o conceito “Hybrid Reborn” para um pacote emocionante com designs elegantes pelos quais os usuários se apaixonarão à primeira vista e um desempenho de direção cativante. O objetivo da Toyota era criar um carro que os proprietários continuariam a amar e dirigir.
  • O novo Prius herda a silhueta monoforme única do original e emprega uma postura larga e baixa com pneus de grande diâmetro para criar designs elegantes que apelam aos sentidos.
  • Com o sistema híbrido de quinta geração e a plataforma TNGA de segunda geração, o novo Prius oferece desempenho de direção confortável que faz com que os usuários desejem continuar dirigindo.

Com o slogan “Bem a tempo para o século 21”, o Prius foi lançado pela primeira vez em 1997 como o primeiro carro híbrido produzido em massa no mundo. A segunda geração do modelo apresentou pela primeira vez a distinta silhueta monoforme do Prius e proporcionou uma eficiência de combustível ainda melhor com a inclusão de um Sistema Híbrido Paralelo de Série (THSII) evoluído. A terceira geração do Prius introduziu um motor de 1,8 litros de maior capacidade e um sistema híbrido mais eficiente para não apenas aumentar a eficiência de combustível, mas também o desempenho de direção. Com a quarta geração, o Prius usou a plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA) pela primeira vez para oferecer melhor desempenho ambiental e uma experiência de direção evoluída.

Significando “ir antes” em latim, o Prius liderou a expansão dos HEVs ao longo dos 25 anos desde que foi lançado pela primeira vez como um carro ecológico de nova geração com excelente eficiência de combustível. As vendas cumulativas totais do Prius em todo o mundo atingiram cerca de 5,05 milhões de unidades*1, representando uma redução equivalente a pelo menos cerca de 82 milhões de toneladas*2 de emissões de CO2 a partir de março de 2022. Enquanto o sistema híbrido teve seu início com o Prius, quase cada modelo hoje em dia, de carros compactos a SUVs, minivans e veículos comerciais, tem uma versão híbrida apreciada e apreciada por inúmeros clientes.

Embora o Prius tenha desempenhado um papel de liderança no uso de híbridos, a atual disseminação de HEVs por meio de uma ampla gama de modelos significa que ele atingiu um ponto de virada.

A equipe de desenvolvimento decidiu começar do zero e ver o que o Prius precisa para permanecer popular pelos próximos 25 anos. Com base no desejo de renovar o próprio Prius e comunicar o apelo dos carros híbridos a um público ainda mais amplo, foi criado o conceito Hybrid Reborn.

A indústria automotiva está passando por uma transformação única no século, com uma gama de novas opções de powertrain de próxima geração sendo desenvolvidas. Para o Prius HEV continuar como o veículo de escolha para a próxima geração, o novo Prius precisava de mais do que sua força principal como um carro ecológico. Portanto, foi desenvolvido como um pacote estimulante com designs elegantes pelos quais os usuários se apaixonarão à primeira vista e um desempenho de direção cativante.

Depois do Japão, o novo Prius será lançado na América do Norte, Europa e outros países ao redor do mundo. Também será oferecido no Japão através do serviço de assinatura de carros KINTO*3. Os detalhes reais do plano de serviço serão anunciados no inverno deste ano.

Informações detalhadas sobre o novo Prius:

1.Uma assinatura do conceito Hybrid Reborn
Estilo exterior desportivo que apela aos sentidos
Herdando a silhueta monoforme característica do Prius original, o novo Prius renasceu com proporções ainda mais elegantes por meio de um centro de gravidade baixo e rodas de 19 polegadas de grande diâmetro na plataforma TNGA de segunda geração.
O corpo simples, mas esculpido, expressa alegria que apela aos sentidos e uma beleza universal que permanecerá popular no futuro.
O design dianteiro tipo tubarão-martelo atinge um alto nível de equilíbrio entre funcionalidade e estilo, enquanto o design traseiro oferece lanternas traseiras combinadas que se estendem horizontalmente para a esquerda e para a direita, acentuando ainda mais o design avançado do Prius.

Estilo interior que combina “divertido de conduzir” com “sofisticado”
O conceito de “arquitetura da ilha” alcança um interior espaçoso e de baixo estresse com um cockpit que facilita a concentração na direção. Ao todo, o interior oferece uma operação intuitiva e uma experiência de direção agradável.
O interior vem com tons pretos e acabamentos coordenados do painel de instrumentos e das costuras dos bancos. O interior atinge um equilíbrio entre esportividade e uma nova sofisticação.
O painel de instrumentos usa o primeiro sistema de alerta iluminado da Toyota. Além de fornecer uma luz ambiente que destaca o interior, este novo recurso vinculado ao Toyota Safety Sense é incorporado ao estilo. Ele alerta o motorista sobre objetos detectados por meio de luzes intermitentes antes dos avisos sonoros para criar uma experiência de direção mais tranquilizadora.

Design de cores para equilibrar esportividade e requinte
Um total de oito cores de carroceria estão disponíveis, incluindo duas cores base sólidas recém-desenvolvidas de Ash e Mustard que criam uma impressão esportiva. A coordenação cromática interior desportiva e sofisticada traz toques de cor ao quotidiano dos clientes.

2. O sistema híbrido de última geração alcança boa eficiência de combustível e uma experiência de direção confortável em um carro que reage conforme o esperado


Sistema híbrido plug-in de 2,0 litros
O novo Prius vem com o primeiro sistema híbrido plug-in de 2,0 litros da Toyota para oferecer aceleração e silêncio que são drasticamente aprimorados em relação ao modelo anterior. A combinação de um Dynamic Force Engine de alta eficiência e baterias de íon-lítio para acionamento de alta potência atinge a potência máxima do sistema4 de até 164 kW (223 cv), mantendo o mesmo nível de eficiência de combustível4 do modelo anterior. Esta versão apresenta um desempenho dinâmico excepcional com a poderosa aceleração de um PHEV, atingindo 0-100 km/h em 6,7 segundos*4.

A autonomia de condução EV é cerca de 50% superior à do modelo anterior.

Isso significa que, com desempenho aprimorado da bateria, o novo Prius pode operar apenas no modo EV na maioria das viagens diárias. Ele também vem com um “Modo My Room” que permite aos usuários desfrutar de ar-condicionado e sistemas de áudio da fonte de alimentação externa ligando o interruptor durante o carregamento, tornando o espaço interno ainda mais confortável.
Com o PHEV, a bateria está localizada sob o banco traseiro em vez de na área de carga, dando ao novo Prius um centro de gravidade mais baixo e maior capacidade de carga. Juntos, esses recursos oferecem um equilíbrio entre desempenho de direção esportiva e maior facilidade de uso.


Sistema híbrido paralelo de série de 2,0 litros / 1,8 litros
Esta versão do novo Prius emprega o mais recente Sistema Híbrido Paralelo da Série. Ele oferece aceleração satisfatória e direção responsiva em um carro que reage conforme o esperado, mantendo o mesmo nível de eficiência de combustível4 do modelo anterior. A potência máxima do sistema é de 144 kW (193 PS)4 para a versão de 2,0 litros, que é 1,6 vezes maior*5 do que o modelo anterior, alcançando um desempenho dinâmico adequado para o novo Prius esportivo.
Esta versão vem com o mais recente sistema E-Four. Empregando um motor de alta potência e outros recursos, ele oferece melhor desempenho em subidas em superfícies de baixa fricção, como estradas cobertas de neve, e maior estabilidade nas curvas.

3.Plataforma TNGA ainda mais evoluída

Plataforma TNGA de segunda geração

A plataforma TNGA de segunda geração foi desenvolvida como uma melhoria contínua da plataforma TNGA amadurecida para alcançar o estilo estimulante e o desempenho de direção do novo Prius, permitindo um centro de gravidade mais baixo e pneus de grande diâmetro.
O reforço adicional em todo o corpo aumentou a rigidez e melhorou o silêncio. Usando suportes MacPherson na frente e uma configuração de braço duplo na traseira, o sistema de suspensão oferece estabilidade para direção em linha reta, capacidade de resposta que atende às intenções do motorista nas curvas e facilidade de rastreamento de linha. Combinado com os mais recentes powertrains, oferece um desempenho de condução cativante

4.Os mais avançados sistemas de segurança e apoio à condução proporcionam uma condução segura e cômoda

Senso de Segurança Toyota
O Toyota Safety Sense, o mais recente pacote de segurança ativa com funções avançadas e aprimoradas, é padrão em todas as novas versões do Prius. A gama de objetos detectáveis ​​foi ampliada ainda mais, permitindo uma condução agradável com tranquilidade.

companheiro de equipe toyota
O novo Prius vem com Advanced Park (com função remota), um sistema avançado de apoio à condução. Ele permite fácil estacionamento automático e saída de vagas em diversas situações de estacionamento e, com operação fora do carro por meio de um aplicativo de smartphone dedicado, o carro também pode entrar e sair de vagas de estacionamento remotamente.

Condução segura e tranquilizadora
O novo Prius está equipado com uma câmera monocular Toyota Safety Sense na frente, uma câmera traseira para o Digital Inner Mirror e um gravador de direção no veículo. Essa configuração tem uma aparência limpa, sem a sensação de que as câmeras e os fios estão sendo adaptados. Os dados são armazenados na ECU para evitar corrupção de dados e outros problemas associados a cartões SD e gerenciar adequadamente dados importantes da câmera.
Este modelo está equipado com duas tomadas acessórias de 100 VAC / 1.500 W; um na parte de trás do console central e outro no porta-malas. Os usuários podem selecionar o modo de fonte de alimentação externa BEV, que usa energia da bateria apenas sem precisar ligar o motor, ou o modo de fonte de alimentação externa HEV, que recarrega a bateria do motor se a energia restante for muito baixa. Ele também vem com um acessório de fonte de alimentação elétrica externa como padrão para que a fonte de alimentação externa seja possível com as janelas da porta fechadas para evitar que chuva e insetos entrem no carro durante o uso.
O novo Prius também vem com um teto solar panorâmico que pode ser totalmente aberto para criar uma sensação de liberdade dentro da cabine. Os modelos PHEV estão equipados com um sistema de carregamento solar de segunda geração que consegue uma conversão mais eficiente de energia solar em eletricidade. Isso gera energia equivalente a dirigir até 1.250 km por ano46. A energia elétrica gerada durante o estacionamento é usada para carregar a bateria de tração, com o sistema não apenas fornecendo eletricidade para a direção, mas também para o ar-condicionado e outras funções. A energia elétrica gerada durante a condução é usada para complementar o sistema de bateria auxiliar.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *